Aqui vai o belo do episódio!!!

Partilha de experiências, emoções, alegrias, sentimentos de fé do grupo de jovens do Arciprestado de Celorico da Beira.
0. Houve cânticos novos, espírito alegre, comunhão e… até surpresas! Pois é… e eis que, de forma repentina, surge _magicamente_ saído da sacristia o Pe Luís Campos direitinho ao altar para nos ler a Palavra! Foi uma presença inesperada, mas muito, muito, muito boa! (que continues sempre a presentear-nos assim, alegremente, Luís!) E, de sorrisos ainda mais notoriamente esboçados nas caras, prosseguimos a celebração da missa (será pertinente falar aqui da peripécia do fantástico início do cântico da comunhão? Querem saber, querem? Então estivessem lá para ouvir).
dançámos, (ai aquelas versões musicais coreografadas…) fizemos figuras tristes para as objectivas das câmaras (para mais tarde recordar), rimos, e… (eis o momento tão cruel e temerosamente esperado por muitos) e… fartámo-nos de fugir do matreiro carvão (bem) negro das castanhas! Pois foi… mas nem com pernas jovens, astúcia no auge e agilidade trovadoresca nos safámos de umas belas pinturas rupestres nas nossas faces. Foi o delírio; uns fugiam, outros corriam atrás, outros enfarruscavam-se ainda mais, outros tentavam já limpar as obras-primas do rosto, outros aproveitavam para comer mais arroz doce… enfim, houve para todos os gostos (claro que a fuga do Gabriel e do David deu que falar, mas pronto, depois dos duetos musicais que fizeram durante a tarde inteira, já ninguém lhes dá muita credibilidade… mas xiiiiiiiiiu, fica entre nós!).
Metodista de Portugal e a Igreja Evangélica Prisbetiriana de Portugal.
Juventude, é só para avisar que o plano de actividades foi actualizado.
Podem-no consultar no sítio do costume (2º link que aparece na coluna da direita).
Visto não sabermos antecipadamente todos os locais e horas previstas para as actividades, ele vai ser actualizado ao longo do tempo.
Por isso, estejam atentos!!!
Kiss & Abraço
, pensámos em abrir um concurso para eleger as melhores caretas do ano 2005/2006. E assim foi...
)
encontramo-nos na recta final deste grande concurso. Neste momento, estão apenas 2 pessoas de cada sexo a competir o lugar.
Sim Sim!!! É mesmo GRÁTIS!!!




A força que Taizé me dá para acender a chama de Deus transparece de dentro para fora. Quero ir para casa, quero lutar para que os outros sintam o mesmo que eu.
… Sim eles deram-me força, eles ajudaram-me a partilhar e a consolidar o meu amor por Deus!
Para mim foi uma experiência única talvez por ser a primeira vez que participei ou pela responsabilidade que este evento acarreta. Foi muito bom poder estar ali a transmitir Deus aos outros através da música e sentir o apoio e carinho de todo o público, em especial dos "Trovadores de Deus", grupo ao qual pertenço e que ganhou o prémio de melhor claque.Este podia ser um romance saído das páginas de um famoso escritor, mas não é! Contudo, não deixa de ser uma história de Amor… Talvez um dos mais belos contos da vida humana, onde tudo começa na maravilhosa descoberta e partilha do Amor de Deus.
Para um jovem a (re)descoberta de Cristo pode não ser fácil. Tudo parece tão simples e ao mesmo tempo tão confuso e misterioso…É deste mistério que vos quero falar, da minha aventura ao entrar para um grupo de jovens cristãos.
Um dia, dei por mim, sentada na Sé Catedral da Guarda, rodeada de centenas de pessoas a contemplar uma cruz enviada pelo papa João Paulo II aos jovens de todo o mundo. Não me perguntem o que fazia ali! Simplesmente ai a passar e senti necessidade de entrar…
No final do dia, já de saída, fui abordada por uma jovem que me começou a falar de grupos de jovens. Mas afinal o que era isso de Grupo de Jovens Cristãos? Tinha um mesmo ao “lado de casa” e nunca tinha ouvido falar! Hoje sei que Deus chamou-me a fazer parte da sua família através dela… A doce, Marília!
Pouco tempo depois reencontrei-a por acaso, sempre com o mesmo sorriso, num sítio e ocasião completamente diferente. Mas as peças do puzzle começavam a juntar-se.
Entrei para o grupo de jovens (neste caso, “Trovadores de Deus”) pouco tempo depois. Já lá vão três anos e nunca mais os larguei.
Conhecer Deus através de um grupo de jovens é talvez dos melhores presentes que alguém te pode oferecer. E acreditem que eles me oferecem diariamente coisas novas e maravilhosas!
Com o grupo fazemos muitas coisas diferentes, típicas de jovens e de cristãos. Aprendi a cantar, a rezar, a brincar, a ouvir, a divertir-me, a sorrir, a conhecer-me e a Amar! Engraçado, como agora dou um sentido completamente diferente a esta palavra.
Conhecer Deus e o que ele quer de nós,
por vezes não é nada simples. Existem tantos problemas a dificultar o caminho… Mas, o grupo funciona também como uma família, um porto de abrigo, que partilha contigo os momentos bons e menos bons. Sempre encontrei neles um sorriso ou um gesto que me dizem que não posso desistir, nem desvanecer a certeza que Deus existe e está em nós. Sempre em nós!
Aos jovens que ainda não se deixaram seduzir pela mensagem e amor de Cristo, tenho apenas uma mensagem de alguém que sabe o que é a solidão de ficar em casa a olhar para a TV e a deixar que a monotonia invada a sua vida: Existem pessoas lá fora que têm os braços abertos para partilhar alguma coisa contigo! Foi assim comigo e é assim com muitas centenas de jovens da nossa diocese. E um grupo de jovens cristãos, não são somente um grupo de amigos, mas são parte de nós, são Vida, são Cristo Ressuscitado, onde com um abraço te dizem no silêncio “Há mais alegria em dar que receber”.
Mais um casamento que correu bem!!!
Desta vez foi realizado na Cogula. Ao chegar, encontramos a capelita onde já estava montado o sistema de som. Logo nos “apoderámos” dele para ligarmos uma viola e um microfone, necessários para cantar o cântico de entrada, Avé Maria de Gounod, que por sinal saiu lindamente (algo me diz que não vai ser a primeira e última vez que o vamos cantar).
Apesar do casamento ter corrido bem, havia umas ondas esquisitas no grupo… Pessoas com estranhos comportamentos… Por exemplo, nesta foto. Há aqui alguém a pedir ajuda sem ninguém lhe estar a fazer rigorosamente nada de mal. Vejam lá se o descobrem… Cliquem na foto para aumentar.
Já no ensaio houve comportamentos estranhos...
Na passada quinta-feira (dia do Corpo de Deus) decidimos ensaiar para finalizar os últimos retoques das músicas. Antes de começar o ensaio, alguns Trovadores já estavam a afinar os instrumentos mas… de uma maneira bastante estranha. Libertavam ruídos muito agudos e tal... Captámos algumas imagens por um vídeo amador (desculpem a qualidade mas... Os telemóveis não dão mais).
Vejam pelos vossos próprios olhos.
Trovadores, os estudos podem estar a correr bem mas… É a vossa vida que está em jogo!!!
Aguentem só mais um bocadinho, já aí vêm as férias!
Abraços
Como já é habitual, lá andaram os Trovadores a propagar a fé por paragens longínquas 
De seguida, fomos então visitar o Santuário onde aconteceu o que já se temia… Existe uma passagem entre umas rochas em que a lenda diz que só conseguem lá passar pessoas que estão limpas de pecados. Então... Não é que passámos todos!
Junto dos Trovadores de DEUS todos os momentos são fantásticos!!!!
Abraços
Sérgio
Caríssimos leitores!!!
Antes de mais, vimos aqui pedir o nosso pedido de desculpas pelo "mês" passado não ter sido partilhado convosco nenhuma das nossas aventuras neste espaço. Pois acreditem que experiências para partilhar, não faltam aqui nos Trovadores. O nosso problema é escrever...
Mas se faltavam actividades então cá vai mais uma dose.
Vem ai o Verão e o "Amor está no ar apetece-me cantar"!!! Por isso Trovadores, afinem as gargantas pois há casamentos para todos.
Dentro dessas actividades temos duas especiais para revelar:
) e a participação de uns Trovadores no Festival Diocesano.
Um Grande "Abraço"
Depois a animação gerou-se na Praça Velha, com a actuação da mundialmente famosa Banda Jota, que nos fizeram cantar e dançar (e umas personagens estranhas que por lá andavam que nos impulsionavam para a dança) abrindo-nos o apetite para o almoço.
o carimbo no passaporte para prosseguirmos a nossa aventura. As actividades que se realizavam nos pontos de encontro variavam entre completar puzzles, responder a perguntas, testes à nossa pontaria (no geral, muito fraca :þ), inclusive jogar um jogo onde entrava um dado gigante e tudo. Temos o prazer de anunciar que ganhámos o peddy-paper, não porque completámos as tarefas em primeiro lugar, mas porque participámos, pois fomos todos vencedores, por isso parabéns a todos os participantes.
Após o peddy-paper, o reencontro foi na Alameda de Sto. André, local onde se iniciou a espectacular Via Lucis, com o nosso Gabriel e a nossa Susy a darem o seu contributo na faixa musical que acompanhou a Via. Foi um enorme momento de fé, com muitas pessoas a acompanharem a procissão desde a Alameda até à Praça Velha, local do resto da festa.

A Eucaristia, ponto forte do dia, celebrou-se pelas 12h, onde, o Evangelho representado (ainda estou para entender como o nosso "Jesus" [Gabriel] não caíu do burrito...), os cânticos entoados, e toda a dinâmica proporcionada pelo Pe Carlos, serviram de inspiração ao resto do dia... Contudo, nem sempre o sol nos presenteou, acabando mesmo por se cancelar algumas actividades (“mais radicais”) previstas, devido à chuva. Contávamos com passeios de BTT, tiro ao arco, Paintball...Olá Juventude!!!
Este fim de semana vai ser em cheio pelos lados do Minhocal! Este ano, o
Dia Mundial da Juventude tem como tema: "Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" e vai decorrer no próximo Domingo (dia 9) no qual esperamos que seja um dia bastante diferente . Resumidamente, vamos começar, como não poderia deixar de ser, pelo melhor e mais importante: a Eucaristia!!! De seguida vamos encher-nos de forças com o almoço para seguirmos com uma tarde plena de actividades radicais... E para acabar o dia, vão estar presentes vários grupos musicais para "enCantar" o nosso entardecer!!!
Contamos com a vossa presença nesse dia e pedimos-lhe para que espalhe a notícia a outros Jovens que não dispõem de condições para receber informações por este meio (Internet).
Venham numerosos que os esperamos de braços abertos ;)
AbraÇo
Ps: Ouvi dizer que ia haver passeios de BTT, paintball, tiro ao arco... e no final dos concertos vai haver uma sessão de autógrafos dos Trovadores de Deus!!!
Vimos por este “post” comunicar ao Nossos Excelentíssimos Leitores que na próxima sexta-feira (dia 7 de Abril) os Trovadores de Deus não vão poder celebrar o Laço de Oração na Carrapichana como anteriormente programado. Devido a organização do Dia Mundial da Juventude (DMJ), os Trovadores “sentem-se” sem tempo para a organização do Laço, daí a anulação desse mesmo. No entanto, vamos aproveitar para fazer uma reunião para a preparação do DMJ nesse mesmo dia. Por isso Trovadores, temos reunião dia 7 às 20h45 no salão paroquial para os preparativos do DMJ. Faremos então lá um pequeno laço de oração (entre Trovadores) para não esquecermos toda a diocese e nem os nossos amigos de Neuss que se encontram todos reunidos.
Para compensarmos a nossa falha, em relação à população da Carrapichana, decidimos organizar o Laço de Oração de Pentecostes na Carrapichana.
Mais uma vez pedimos desculpas pelo sucedido.
Abraço e até para a próxima…
Ps: Aproveito para lembrar que vai haver um casamento este Sábado (dia 1 de Abril) perto de Vilar Formoso. A partida está prevista às 10h15 no salão paroquial.
Foi no passado dia 11 de Março, que ocorreu no Seminário Maior da Guarda, a primeira Assembleia de Grupo de Jovens, onde eu, como representante do grupo Trovadores de Deus, participei.
Nesta Assembleia estiveram presentes apenas representantes de 17 grupos onde se manifestaram algumas preocupações como “ a falta de disponibilidade e falta de compromisso de vida cristã.” Segundo o Pe. Jorge Castela, sacerdote que acompanha a Pastoral Juvenil da Guarda, “ Os Jovens estando ocupados com muitas outras coisas, não têm disponibilidade para se entregar a coisas que ainda não têm a certeza se querem ou não.”
Para combater a estas preocupações, nós Jovens, tentámos encontrar algumas soluções como a: Partilha, o intercâmbio entre os vários Grupos e a Criação de uma rede entre eles.
Luísa Santos
O dia 12 de Março de 2006 nunca será esquecido… Foi um dia cheio de surpresas!!! Fui para a Missa, que era às 14h00, e estava na rua com a Mana e de repente vejo chegar a Marília. Achei estranho mas… Ela convenceu-me que ia para a Guarda e que aproveitou para me ir dar um beijo de Parabéns. Ao fim de pouco tempo vejo chegar a Teresa (mais estranho ainda), também me deu os Parabéns e eu pensei “São demais, virem aqui de propósito para me dar os Parabéns” e são!!! Elas e o resto do Grupo que estava na Igreja para animar a Eucaristia, estavam ali porque eu fazia anos… Não estava mesmo nada à espera – uma outra qualidade a atribuir ao Grupo: discrição. Foi a melhor prenda que me podiam ter dado!!
Pelo que percebi foi o P. Freire que telefonou para a Mana a pedir outros números para poder combinar as coisas (Ah P. Freire, só mesmo você para quase me matar do coração!!!) Depois fomos para a minha casa onde estava um lanche à nossa espera (mais uma vez não sabia de nada, claro); para além dos Trovadores e da Família, estavam lá algumas pessoas amigas da terra… Mas as surpresas não acabam por aqui!! Alguém muito especial (e quando eu digo muito especial é mesmo MUITO ESPECIAL) deu-me um presente lindo, um presente onde estão retratadas partes da minha história…
Foi Muito Bom… “Parei” e pensei “Meu Deus, como sou Feliz!” e é verdade... Estava rodeada de pessoas lindas que preenchem tanto a minha Vida…
Obrigada P. Freire, Obrigada David, Obrigada Mana (e Pais), Obrigada Trovadores… por TUDO!!!
É por todos vocês que vale a pena continuar a Sorrir
***
Sandra Olival
um presente para a minha mana também foi um presente para mim e para os meus pais. Esse presente mostra uma história. História essa que retrata, um pouco, a caminhada da minha mana. Foi muito bom para mim contribuir para esse presente. Na noite de sexta-feira (10-03-2006), foi com grande prazer que os Trovadores de Deus participaram no primeiro sarau realizado pelos seminaristas da Guarda.
O tema, “A Presença dos Jovens na Igreja”, deu bastante que falar entre os jovens presentes. O tema foi dirigido pelo Pároco Luís Campos (o nosso grande “criador”) que nos fez proporcionar grandes momentos de partilha de ideias sobre o tema
“Se nós temos tempo para fazer as coisas que mais gostamos, temos o dever de ter mais tempo para Aquele que nos dá o dom de gostarmos das coisas que mais gostamos.”
Já lá vai há algum tempo mas, não podíamos deixar passar o facto de que, a Via Sacra
celebrada no dia 4 deste mês, tenha sido um verdadeiro momento de espiritualidade. Apesar de a igreja de Stª Maria estar relativamente pouco “povoada”, os presentes sentiram connosco algo de inexplicável. Decidimos na altura repetir a celebração noutras terras mas como podem reparar… Temos andado um pouco atarefados… Dai as noticias nem terem tempo de ser divulgadas!
Caso chegarmos a repetir a Via Sacra, deixaremos um post a avisar o local e hora marcada. Gostaríamos muito da vossa presença nesta celebração.

Ps: Foi para nós uma enorme surpresa quando apareceram por Celorico três jovens convivas do Convívio Fraterno

dia 18 de Fevereiro, fomos cantar ao casamento da Dina e do Hermínio. Foi uma cerimónia muito especial para nós pois são duas pessoas que também já passaram pelo nosso grupo e que nos são muito queridas. Foi muito bom vermos tanta alegria e felicidade reflectida nos rostos deles... Até nós estávamos mais entusiasmados e com atenção redobrada para que tudo corresse bem.
É só para lembrar que este espaço é de todos nós por isso esperamos o apoio de todos os Trovadores. Para isso, ficamos à espera dos teus posts e das tuas imagens que poderás mandar para o mail dos Trovadores. Eles serão postos on-line no prazo de 3 dias (promoção da semana). Por isso ficamos à espera da tua colaboração.
eu e os meus amiguitos Trovadores partimos até Cadafaz para animarmos a eucarístia. Apesar de alguma dificuldade de orientação e após algumas inversões de marcha lá conseguimos descobrir onde ficava a igreja!
queria porque não sabia ler.
Foi um dia, sem dúvida, muito bom com o espírito de amor ao próximo, de partilha e de convívio que é característico deste grupo.