sábado, abril 15, 2006

Obrigado Jovens de Todo o Mundo...

Este ano foi o Minhocal a terra eleita por excelência para os jovens do arciprestado de Celorico da Beira festejarem o “Domingo de Ramos” e também Dia Mundial da Juventude.

Não é à toa que toda a alegria e festa inerente à entrada de Jesus em Jerusalém nos remeta para os jovens e para toda a vivacidade que nele se encerra.

De facto, foi assim que o Dia Mundial da Juventude programado pelos jovens do Minhocal e os “Trovadores de Deus”, começou: Um acolhimento festivo a todos os que iam chegando.

A Eucaristia, ponto forte do dia, celebrou-se pelas 12h, onde, o Evangelho representado (ainda estou para entender como o nosso "Jesus" [Gabriel] não caíu do burrito...), os cânticos entoados, e toda a dinâmica proporcionada pelo Pe Carlos, serviram de inspiração ao resto do dia... Contudo, nem sempre o sol nos presenteou, acabando mesmo por se cancelar algumas actividades (“mais radicais”) previstas, devido à chuva. Contávamos com passeios de BTT, tiro ao arco, Paintball...

Mas apesar de tudo, viveu-se um dia intenso de comunhão! Quem sabe se não foi Deus a “escrever direito por linhas tortas”? Porque a verdade é que todos os jovens passaram a tarde dentro de um salão a partilhar músicas, jogos, danças e passatempos divertidos, sem nunca cessar a boa disposição! Realmente a chuva deu largas à imaginação de todos nós.

É de salientar a agradável presença (surpresa) de alguns jovens de diferentes grupos da diocese da Guarda, nomeadamente, da Guarda, dos grupos “Sinal Jovem”, “Mensagem”, e “Ikon”; do Fundão, do grupo Juventude Cristã do Fundão; e ainda jovens de Freches (Trancoso).

A todos eles um bem haja pela alegria transmitida e pela esperança de Cristo Ressuscitado!







Foi assim, neste ambiente de comunhão e partilha, que toda a tarde se desenrolou.

Contámos ainda com a actuação de dois grupos bem distintos: um de música popular (que nos proporcionou umas belas danças bem "à Portuguesa"), e também um grupo de Hip Hop, que, por sua vez, nos despertou para a geração de novos sons (será pertinente dizer que... houve Trovadores a improvisar hip hop em Palco? Ah... cada vez que me lembro...). O “passado” e o “futuro” de braço dado numa tarde tão cheia de descobertas e encantos!

Os Trovadores de Deus agradecem a todos os jovens que tornaram este dia possível, à população incansável do Minhocal (pela fundamental ajuda e receptividade à iniciativa), e ao seu pároco, Pe Carlos (que nunca tem descanso!).

Claro que nada disto é demais quando se quer preparar o coração à chegada de Cristo...

Fica para sempre na nossa memória este dia, tão marcado pelo abrigo constante de Deus feito Homem, que se deu por nós. Nós! Também Nós jovens! Não podemos ficar serenos perante tal entrega, e, como o Papa Bento XVI nos relembra este ano, «...”a Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”(Sl 118) Não tenhais medo; confiai n’Ele e não ficareis desiludidos!...».

...Que importa, então, a chuva?!



Sumaf (beijinhos!)

1 comentário:

Anónimo disse...

pois é susanita esse sorriso mostra realmente a alegria que é ser jovem cristão;) um dia sensacional, nem a chuva nos parou ;) muita alegria, fé e animação esteve presente em nossos corações. esperamos que mais jovens se tenham deixado seduzir por Jesus...