quarta-feira, novembro 01, 2006

A cidade do nosso Deus

O Salmo 47 fala-nos da cidade do nosso Deus. Que cidade será esta? A cidade do nosso Deus é um lindo jardim: a humanidade criada por Deus. Ele tudo criou e rege com a Sua Sabedoria. Mas a cidade do nosso Deus vive sem Deus, quer afastá-lo da sua vivência com a sua indiferença, incredulidade e arrogância. Isto não é novidade nenhuma, já com o próprio Jesus o evangelista João nos diz que foi assim: "Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o reconheceu" (Jo 1, 10).

Jesus não desanimou, antes pelo contrário foi feliz pregando o Amor a esta cidade sem Deus. O cristão também necessita de pregar, evangelizar e testemunhar pelo Amor. Já o profeta Jeremias anunciava: "Escutai, ó povos, a palavra do Senhor, e anunciai-a às ilhas distantes". A cidade do nosso Deus contudo não quer nem escutar nem anunciar, porque continua a ser a cidade que não reconhece Deus. Infelizmente há muitos cristãos que não querem escutar nem anunciar!

Mas, jovem cristão cuidado com o anúncio que fazes. S. Paulo, o grande Apóstolo Missionário, ao pregar o Evangelho era muitas vezes humilhado. Quando realizava prodígios era considerado um deus, assim aconteceu quando estava em Malta: "mudaram de opinião e começaram a dizer que ele era um deus" (Act 28, 6). Jovem cristão quando pregas o Evangelho as pessoas também podem mudar de opinião sobre ti: podem querer fazer de ti um deus, porque ou cantas bem ou tocas bem viola. Atenção quando isso acontecer faz como Jesus: retira-te sozinho para o "monte" e reza ao Pai que está nos Céus, aí estarás só tu e o nosso Deus.

Jovem Cristão leva esta Notícia de Amor até aos "impossíveis do mundo", as "ilhas distantes" que fala Jeremias podem estar muito perto de nós. É dever do cristão anunciar o Evangelho, já Santo Agostinho ao cantar as perfeições de Deus exclamava: "Mas ai dos que se calam acerca de Vós, porque, embora falem muito, serão mudos" (Confissões de Santo Agostinho, nº 4). Não nos calemos para falar de Deus à cidade do nosso Deus, ajuda-a jovem cristão a que esta cidade volte a ser novamente do seu Criador!


Gil

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei de ler

Anónimo disse...

Eu também... =)