domingo, maio 13, 2007

Nós também estivemos lá! Onde?... No Carmelo da Guarda

No dia 12 de Maio, o projecto “Portas Abertas”, da Pastoral Vocacional abriu as portas do Carmelo a todos os jovens interessados em conhecer melhor as congregações existentes na diocese.

O nosso grupo tem tido uma agenda muito preenchida e não deu para estar em mais nenhuma das casas religiosas visitadas… Mas na visita ao Carmelo estivemos representados pela Ana Luísa, Ana Rita, Catarina, Cristina, Neusa e Marília.

Vamos saber o que elas têm para nos contar!

“Chegámos ao Carmelo pelas 10horas e logo começámos com as apresentações; depois rezámos a Oração da manhã e iniciámos a actividade seguinte com uma brincadeira: Cada um de nós era um membro de um corpo; para o corpo agir, vários membros tinham de ser movimentados. Isto serviu para reflectirmos sobre a importância de todos os membros no corpo que é a Igreja, e cuja cabeça é Jesus.

Quando íamos no carro (todas no mesmo, por isso, bem apertadinhas) comentávamos que é difícil entender esta forma de consagração e que nem se percebe muito bem a sua função.

Pois… Mas quando reflectimos sobre os membros da Igreja e lemos o testemunho de Santa Teresa do Menino Jesus, percebemos tudo. É que a Igreja tem um coração (aquele músculo vital, que bombeia o sangue a TODAS as partes do corpo). Assim também a oração daquelas irmãs auxilia e torna-se presente em TODOS os membros da Igreja. Nós já entendemos (e agradecemos) a oração das Carmelitas.

Bem… o nosso dia continuou com a Eucaristia, o almoço partilhado, um momento de descontracção (onde ensinámos os gestos do nosso mais recente êxito) e passámos o resto da tarde a conversar com as irmãs no locutório (uma salinha onde se pode conversar com as Carmelitas, apesar de elas estarem por detrás de umas grades) e ouvimos interessantes testemunhos das suas vocações. Afinal, Deus chama-nos de formas tão subtis!!! E que provas de coragem e de AMOR deram estas Irmãs!!!...

Para terminar o dia em cheio, ainda rezámos e comemos o lanchinho, todo ele confeccionado no Carmelo.”




Ana Luísa, Ana Rita, Catarina, Neusa e Marília


1 comentário:

Anónimo disse...

Há mais informações e imagens sobre este dia em vocguarda.blospot.com